Estou de Alma Lavada

chuva da janela Pictures, Images and Photos

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Impermanência.

Reva. Leninha Cipriani  

Todos os fenômenos são Impermanentes, ou seja, eles mudam, nada permanece o mesmo. Eles interagem constantemente, se influenciando mutuamente todo o tempo, levando as mudanças, de momento a momento.
Sabemos que todos os seres nascem, adoecem, envelhecem e morrem. As estrelas nascem, mantêm-se e morrem. Pensamentos nascem, mantêm-se e morrem.
Tudo no mundo, no Universo, obedece a Lei da Impermanência, independentemente da vontade de quem quer que seja. A cada momento o mundo e seus componentes movimentam-se pelos três períodos do nascimento, envelhecimento e morte. Nada é permanente, nada é eterno. Tudo se transforma sem cessar e a tal ponto que, depois de longos períodos de tempo, nenhum dos aspectos anteriores permanece o mesmo, em nada, absolutamente nada, que exista no Universo.
É muito importante reconhecer a brevidade da vida e a Impermanência de todas as coisas, para nos sentirmos motivados a buscar ainda mais as verdades contidas nos Ensinamentos do Budismo.
A IMPERNANÊNCIA NÃO DEVE NOS AMEDRONTAR, MAS NOS INSPIRAR A VALORIZAR A NOSSA VIDA, O NOSSO PERÍODO DE EXISTÊNCIA NA TERRA.
Deduzimos assim que tudo que um dia se uniu vai ser separado. Portanto, devemos valorizar o AQUI E AGORA.
A maioria das pessoas reage instintivamente de forma negativa a Impermanência pensando apenas que com ela, o que é bom se transforma em ruim. Isso pode realmente acontecer em alguns casos, mas, da mesma forma, o ruim se transforma em bom.
A IMPERMANÊNCIA TORNA-SE DESSA FORMA UMA GRANDE FONTE DE ESPERANÇA, ensinando-nos que, por mais dura que seja a circunstância presente, chegará o dia em que lê mudará. Se nos preocuparmos em plantar boas semente, as mudanças que ocorrerão inevitavelmente serão para melhor, e não para pior.
A adequada compreensão do conceito de Impermanência pode ser de grande ajuda em situações difíceis. Se formos pobres e não estivermos satisfeitos com essa situação, a Impermanência ensina-nos que um dia poderemos ser ricos. Se passarmos por adversidades ou tragédias, a Impermanência ensina-nos que tudo um dia passará.
A Impermanência nos diz que NADA PERDURA E QUE AS MUDANÇAS SERÃO PARA MELHOR, CASO NOS ESFORCEMOS PARA MELHORAR AS NOSSAS CIRCUNSTÂNCIAS.
Outro resultado positivo é que aprendemos a valorizar aquilo que temos. Aprendemos a sermos gratos, por todos os momentos da vida e a utilizar o nosso tempo da forma mais produtiva possível.
Entendemos assim, que a Lei da Impermanência que governa todos os seres e todas as coisas, nos leva também ao Princípio da Impessoalidade, ou seja, da ausência de um elemento pessoal eterno, como comumente achamos que existe, e que origina o apego ao eu, acarretando toda uma gama de sofrimentos através das nossas vidas. Nós mudamos a cada instante: tanto a matéria do nosso corpo, como as nossas percepções, como as nossas composições mentais, como o nosso saber, a nossa memória, a nossa inteligência, nossos vícios, nossas virtudes, etc.
Entendemos, portanto, que tudo é impermanente e mutável, tendo tudo um começo e um fim. Nada de eterno pode existir. 

Todos os direitos reservados.--Grupo de Estudos Budistas Shurendo -

Impermanência-Adriana Calcanhoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário